sexta-feira, 2 de julho de 2010

RUMO AO HEXA...e a um Brasil melhor(?)

Triste? Com certeza. Afinal, quem gosta de perder? A única coisa que eu gosto de perder é peso (o que ando precisando com urgência, aliás). Mas mesmo assim, segundo o Vigilantes do Peso, não se diz "perder", e sim "eliminar peso", o que eu nunca consigo, pois ele sempre volta, e nunca volta sozinho....vai um, voltam cinco...

Conclusão, por esse ângulo de visão, não nos resta opção de perder algo e ficar feliz.....

A perda é sempre dolorosa...perder dinheiro, um bem precioso, um ente querido, uma partida esportiva....

Com diferentes graus de importância/relevância, qualquer coisa que se perde traz descontentamento, incômodo, tristeza, raiva. Em minha família, temos uma concepção de que tudo o que alguém perde lhe traz tristeza, ou dor, e que por essa razão, nunca pegamos dinheiro ou objetos que encontramos na rua, pois se alguém perdeu aquilo, ficou triste com aquilo. Como se apoderar de um objeto que é fruto da tristeza ou desgraça alheia? Conheço histórias (daquelas que alguém contou, não lembro quem, não lembro quando), de gente que achou uma carteira cheia de dinheiro, não disse nada a ninguém, usufruiu do bem alheio e aquela pessoa que sofreu a perda perdeu emprego, teve sérios problemas e já ouvi falar até de casos de suicídio, porque a pessoa estava com o salário dos empregados, o dinheiro de um cliente ou coisa assim.Então, como se apoderar de algo que não é seu? Mas essa é a filosofia brasileira... "ACHADO NÃO É ROUBADO" . todo santo dia tenho problemas sobre isto com meus alunos......é incrível! (pequeno exemplo):

Felipe - Professora, o Lucas pegou minha borracha!
Lucas - Mentira, é minha, foi o Joãozinho que me deu!
Eu (na maior brandura possível) - Joãozinho, a borracha era sua?
Joãozinho - Era sim, professora!
Lucas - Não, era minha!
Mariazinha - Mentira, era do Joãozinho!
Joaquina - Não era não, eu vi o Felipe com ela
Eu (ainda muito branda) - João Henrique Souza Silva, essa borracha era sua ou não?
Joãozinho (na maior cara de pau) - Era sim! Eu juro!
Felipe - Não era não, professora, minha mãe que comprou! Olha aqui, tem uma marca de mordida minha, outra do meu cachorro, aqui foi quando eu cortei com a tesoura, e ela está meio torta de tanto eu jogar nos outros, é a minha sim (aos berros, já chorando).
Eu (um pouco menos doce): Ou a gente resolve isso aqui, ou o diretor vai ter que resolver isto com os pais de vocês! (claro que 99,9999999999999999999 % das vezes é o professor mesmo que resolve a situação, pois como diz Vasco Moretto - um palestrante fabuloso, por sinal - é o educador que tem que ter controle da situação e mandar aluno para a diretoria só tira a sua autoridade, mas a questão de ter se ameaçar resolver a questão fora do ambiente da sala de aula já demonstra para o aluno que você está resolvendo a situação ali, que a questão só sai da sala de aula se for realmente séria, caso de advertência ou suspensão)
Voltando à nossa situação hipotética (qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência), vem, após muitas delongas e minutos de aula perdida, a frase que nos dá o veredicto final:
Joãozinho - é minha, professora, eu que achei ontem no chão!

Tãrã!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Influenciado, aos 6, 7 anos de idade, pelo chavão brasileiro:

"ACHADO NÃO É ROUBADO".

E essa criança vai crescer assim! Hoje é uma borracha, amanhã uma carteira de dinheiro que achou no chão, depois algo maior.  E não deveria ser assim!

Hoje o Brasil chora a derrota, busca os culpados, esquece das vitórias que aconteceram antes da derrota. Temos uma caminho de vitórias que nos fez chegar neste momento, nesta única derrota, que aconteceu por falhas, sim, mas por uma mistura de falta de técnica, talvez de mais garra, de autocontrole, mas também de sorte! Foram dois gols brasileiros! DOIS gols lindos! E a Holanda vence com um gol apenas! E vamos criticar nossos jogadores? Erraram? Sim! Mas falhas acontecem, o tempo todo. Infelizmente, por alguns "centímetros" tivemos um gol impedido, por uma fração de segundos, uma falha na defesa e um gol contra. Um conjunto de situações. E dois gols do Brasil (sem contar o contra), e um da Holanda, viram 2X1 contra o Brasil... (Assista à entrevista de Felipe Melo e do goleiro Júlio César no youtube)

Talvez... "se" o Maicon tivesse feito outro gol como aquele contra a Coréia, "se" tivessem mandado bem nas cobranças de escanteio, "se" os jogadores brasileiros não tivessem perdido o controle, a confiança, a garra, talvez, "se" o Felipe Melo não tivesse feito aquela defesa, mas quantas outras boas jogadas ele fez? E quando o Brasil tomou o (único) gol da Holanda, o Felipe Melo (Felipe Melo no twitter) não tentou defender de cabeça como qdo aconteceu seu gol contra, e eles fizeram gol.... E "se" ele tivesse defendido de cabeça de novo e feito uma boa defesa? E "se"... e "se"... e "se"... E assim, seguimos tristes, com muitos "ses".

E assim, seguimos tristes, eliminados pela segunda copa consecutiva nas quartas de final....(agora me resta torcer para Alemanha, porque sou descendente e pelo maravilhoso gostinho de torcer contra a Argentina).

Que venha 2014 e que alcancemos o hexa em casa, que o sabor da vitória é muito melhor!

Só uma coisa me entristece...  não, não é o beijo de amor que não roubei, nem as juras secretas que não fiz...

O que me entristece é pensar que hoje, choramos com a perda do Brasil na copa, alguém em algum lugar do país chora com a perda de dinheiro, de um bem precioso, de um ente querido...

E amanhã, algum brasileiro "honesto", "cidadão de bem", que não rouba, não mata, acha alguma coisa na rua e pega. ACHADO NÃO É ROUBADO! Um caminhão se acidenta e na mesma fração de segundos que tirou o Brasil da Copa do Mundo em 2010, a carga desaparece, pois as pessoas "ACHARAM".

E ficamos indignados com os políticos corruptos que "acham" dinheiro nos cofres públicos, ladrões que "acham" carros na rua, "acham" objetos de valor em uma casa, e em vez de "acharmos", só perdemos, mais e mais.

Perdemos dinheiro, objetos, nossa dignidade.

O Felipe Melo achou...achou que sua defesa iria funcionar, mas quem ficou com o gol foram os holandeses......e o Brasil, acha as malas e voa de volta para casa...

E assim, seguimos RUMO AO HEXA, que vai levar (se DEUS quiser, só) 4 anos para chegar....

E seguimos rumo à ordem e ao progresso, mas enquanto achamos o que não nos pertence, 4 anos não são suficientes para mudar a mentalidade de todo um país para quem apenas importa ganhar....ganhar um centavo que achou, uma borracha, uma carteira de dinheiro, um carro.

Espero que o Brasil aprenda a lidar com a perda, como gosta do ganho e da vitória. O que mais me emocionou, no pós jogo de hoje, foi ver um grupo de torcedores brasileiros aplaudindo, e outro grupo que levantou cinco estrelas, uma com cada ano em que o Brasil foi campeão. Achei lindo mesmo!

Brasilleiros, podemos chorar agora, mas as estrelas que já conquistamos são nossas e ninguém as pode tirar. O Brasil ainda é o primeiro do mundo, e ainda arde em nossos corações a esperança pelo HEXA. Conquistemos nossas próprias estrelas, para que ninguém as tire de nós e nada no mundo possa mudar tudo de bom que fizemos. E isso aí! Nos vemos na copa de 2014, torcendo juntos, e eu os vejo muito em breve, se DEUS quiser, na próxima postagem.



P.S.: Não se esqueça de acessar o blog do nosso programa: http://programaichthus.blogspot.com/
O da minha mãe(a professora Vera, também apresentadora do ICHTHUS): http://fogaouniversitario.blogspot.com/
E o do nosso amigo (e parceiro do ICHTHUS tb, quando começamos), Marquinhos, ssobre Educação Musical - está com uns posts 10: http://educacaomusicaladistancia.blogspot.com/

Bjus, até a próxima. COMENTEM!

5 comentários:

  1. Ador ser brasileiro e de ter uma seleção como a nossa mas infelizmente não foi dessa vez.. espero quem em 2014 seja melhor também!

    Beijos xD

    ResponderExcluir
  2. Achei, seu artigo muito bom. Precisamos parar com essa mania gersoniana de levar vantagem em tudo. O Brasil perdeu, como perderam tantos outros países. A Holanda ganhou como o Brasil já ganhou tantas partidas. É preciso lembrar que a copa é do mundo e não do Brasil.
    Os jogadores brasileiros estão de parabéns. Há muito tempo eu não via uma partida de futebol emocionante como as últimas duas disputadas pelo Brasil (contra o Chile e contra a Holanda). Só me resta parabenizar o treinador Dunga e os jogadores (todos eles).Valeu Brasil. Valeu Thais.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, a vida continua...
    Valeu, foi emocionante, divertido, feliz e triste. Faz parte do jogo.

    ResponderExcluir
  4. Ao ver o teu post (muito bom, por sinal) lembrei de um texto meu publicado no "Pátio Gospel" (link: http://www.patiogospel.com.br/2010/06/um-viva-ao-brasil.html).

    Já diria André Valadão: o país do futebol é o país da adoração!

    No mais, continuemos orando pelo nosso gigante Brasil.

    Ana

    ResponderExcluir